Medalha de Mérito, Protecção e Socorro para Bombeiros das Taipas

O Ministro da Administração Interna distinguiu a Associação Humanitária dos Bombeiros das Taipas com a Medalha de Mérito, Protecção e Socorro, grau de ouro, distintivo azul, por ocasião dos 125 anos da instituição.
A distinção foi entregue esta terça-feira numa sessão solene presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna.
Filipe Lobo d’Ávila ouviu o Presidente dos Bombeiros das Taipas apelar ao Governo para “proteger o voluntariado que não pode ser menosprezado porque quem dá tanto pela humanidade não deve ser esquecido pelo muito que poupa aos cofres
do Estado”. Uma ideia reforçada pelo Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ao lembrar os bombeiros “voluntários por opção e profissionais na acção”. Em tempo de crise económica que asfixia grande parte das corporações de bombeiros, Jaime Soares apelou ao Secretário de Estado para que promova o debate com os municípios, as câmaras e os representantes dos bombeiros para implementar uma lei de financiamento “equilibrada e justa” para apoiar as corporações. O tema também marcou a intervenção do Presidente da Câmara. António Magalhães deixou um claro recado ao Governo ao afirmar que não se pode exigir rigor ás Autarquias e, depois, “de forma inopinada pretendam que encontremos algo que corresponda a pretensões pontuais que a Câmara eventualmente não possa fazer”. E se não poder fazer, não fará, afirmou.
O Secretário de Estado prometeu promover o diálogo que permita encontrar “respostas concretas” para os problemas que
afligem as corporações de bombeiros.
O programa evocativo de aniversário integrou a inauguração das obras de ampliação das instalações dos Bombeiros das Taipas, promoções de categoria, condecoração de alguns elementos da corporação e com crachás em ouro, atribuídos pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Na sessão solene foi ainda lembrado e respeitado um minuto de silêncio em memória do Chefe Francisco Pereira, ex-comandante da corporação, falecido na passada sexta-feira vítima de
doença súbita.

PROMOÇÕES DE CATEGORIA

Subchefe: João Paulo da Costa Gomes; António Castro Ferreira Matos; Manuel Jorge Oliveira Ribeiro; Luís Manuel Silva Andrade.

Bombeiro de 1ª: Vítor Manuel Araújo Machado; José Nelson Ferreira Martins; Nuno Manuel Gomes Marques; António José Machado Magalhães; Jerónimo Carlos Costa Oliveira.

Bombeiro de 2ª: José Nélson Ribeiro Soares; Manuel António Fernandes Silva; Felicidade da Conceição Oliveira Gomes; Isaías Manuel Gomes Ferreira; Emília de Jesus Baptista Silva; Andreia Cristiana Silva Rodrigues; José Rafael Marques Matos; José Paulo Gonçalves de Sousa; Manuel Joaquim Alves Abreu; Joaquim Miguel Ribeiro Gonçalves; Paulo Henrique Silva Cunha; José Luís Silva Marques; José António Silva Marques; João Marques da Silva.

CONDECORAÇÕES

MEDALHA “ASSIDUIDADE” – A.H.B.V.T.

GRAU COBRE – 6 ANOS: Emília de Jesus Batista da Silva; Ana Patrícia Oliveira Lopes;  José Francisco Castro Ribeiro

GRAU PRATA – 12 ANOS: José Augusto Matos Ferreira; António José da Silva Marques

GRAU PRATA – 18 ANOS: Avelino Fernandes Castro Ribeiro

MEDALHA “ASSIDUIDADE” LBP

 GRAU COBRE – 5 ANOS: Carlos André Gomes da Silva; Carlos Alberto Costa Bravo; António Miguel Marques da Silva; Rita Maria Mota
Leite; Marco Paulo Gonçalves Ribeiro

GRAU OURO – 15 ANOS: António José Machado Magalhães;  Manuel Joaquim Alves Abreu; Manuel Joaquim Fernandes Silva

GRAU OURO – 20 ANOS: José Luís da Silva Marques

CRACHÁ DE OURO: Chefe, Custódio da Cunha Gomes

VEJA AS FOTOS

 

 

 

Medalha de Mérito, Protecção e Socorro para Bombeiros das Taipas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *